COMPARAÇÃO ENTRE WIX E WORDPRESS


Pontos onde o Wix pode ser melhor que o WordPress.

Custo

Não se paga tendo publicidade da Wix na página e no endereço.Para ter o seu domínio sem publicidade paga cerca de 100 euros por ano e mais de 200 euros por ano em planos mais avançados.

No WordPress só tem que comprar o alojamento podendo usar componentes gratuitos para fazer o site.

Mesmo que contrate a criação ou alterações ao site só tem que pagar esse custo uma vez.

Facilidade de utilização

O Wix é fácil de utilizar para novos utilizadores tendo um construtor gráfico da página. No WordPress com plugins pode-se ter a mesma funcionalidade ou até ser mais intuitivo. Há Temas Premium que trazem componentes deste tipo.

Com uma pequena formação é possível ficar mais à vontade no WordPress que no Wix.

Acessibilidade da documentação

A documentação de base do WIX está bem organizada. No WordPress existe muito mais informação espalhada em muitas páginas. Existem mais pessoas a partilhar informação sobre a resolução de problemas e mais pessoas que vendem apenas suporte técnico à plataforma. Para temas e plugins comprados é possível ter suporte rápido por parte de quem os vende.

WORDPRESS VS WIX


Pontos onde o WordPress é superior.

Flexibilidade

WordPress é uma plataforma Open Source o que significa que o seu código está aberto para qualquer pessoa usar e modificar. Qualquer programador pode criar temas e plugins para o WordPress. Existem dezenas de milhares de plugins dando flexibilidade para as mais diversas coisas. A qualidade é variável. No Wix as funcionalidades existentes são limitadas mas habitualmente estão mais interligadas e são testadas e mantidas de forma mais uniforme.

Segurança

O WordPress de base e os plugins mais comuns são usados por milhões de pessoas pelo que as atualizações de segurança são rapidamente implementadas. Será necessária garantir as atualizações atempadas. Ao ter o código fonte aberto qualquer erro que exista pode ser analisado e corrigido por muitas pessoas.

Otimização para motores de busca

Um site em WordPress otimiza-se mais facilmente para motores de busca existindo vários plugins que ajudam a fazer essa otimização e mesmo serviços de formação e apoio nessa otimização. No Wix terá quase 1 mb de ficheiros de scripts e o peso das imagens e conteúdos da página pode ser multiplicado por 10.

Apoio

O Wix terá os componentes usados testados de forma uniforme e a documentação de base está mais organizada. No WordPress existem mais pessoas a partilhar informação sobre a resolução de problemas e mais pessoas que vendem apenas suporte técnico à plataforma. Para temas e plugins comprados é possível ter suporte rápido por parte de quem os vende.

Formação

Não existe habitualmente formação em Wix pelo que só através do site se pode ter formação. Existem várias formações em WordPress desde um nível básico a níveis avançados. Existem ainda por vezes outras formações sobre otimização de páginas ou melhorias das páginas para redes sociais, envio de mails ou melhoria de conteúdos que são feitas tendo o WordPress como base.

Velocidade de carregamento

Um site em Wix está limitado ao desempenho da plataforma. A resposta será mais rápida se estiver perto dos servidores da Wix e depende da carga com que estiverem na altura. Um site noutra plataforma pode ser mais otimizado carregando habitualmente de forma mais rápida.

WIX VS WORDPRESS


O que não pode ser feito no Wix ou não se recomenda.

Alteração do tema

No WordPress é possível alterar o tema mantendo todas as páginas e informações colocadas. No Wix mudar o tema implica praticamente recomeçar do zero. No WordPress existem muitos mais temas do que no WIX.

Migração

A cópia da informação do WordPress para outro tema, outro alojamento ou mesmo para outra plataforma será fácil de ser feita.

Em WIX não pode mudar para outro alojamento, mesmo para mudar o tema perde a informação e para tirar a informação para outra plataforma é muito complicado sendo quase preferível reconstruir o site de raiz.

No entanto os sites em WIX habitualmente terão menos funcionalidades pelo que replicar a estrutura pode ser rápido mas copiar o conteúdo será sempre um processo manual.

Ecommerce

Existem módulos de Ecommerce para Wix mas nunca terão a mesma flexibilidade e possibilidade de crescimento que existe no WordPress. Se para sites simples ainda pode ser uma hipótese criar sites complexos dentro de uma plataforma fechada será uma ideia que não terá bons resultados.

Existem funcionalidades possíveis em WordPress que em Wix serão impossíveis ou muito difíceis. Por exemplo, integrar com referências multibanco.