Disponibilidade elevada

Conheça as nossas soluções para conseguir uma Disponibilidade Elevada.

IPs rápidos

Quando um servidor fica em baixo, pode mudar o alojamento para outro servidor, mas, habitualmente, a propagação de nameservers leva entre algumas horas e 3 dias, pelo que o primeiro passo para conseguir fazer isto em tempo útil é ter um serviço que torne a propagação numa questão de minutos, em vez de horas.

O serviço de IPs rápidos pode ser adquirido em conjunto com outro serviço de alojamento, ficando em 2 euros por ano e por domínio.

Com este serviço, é possível mudar inclusive a máquina em que está alojada um domínio .PT em qualquer altura.

Este serviço é particularmente recomendado no caso de páginas com muitas transacções, onde o facto de demorar muito tempo impossibilita o uso da página durante bastante tempo.

Com este serviço é também mais fácil ter subdomínios a apontar para servidores diferentes ou separar o serviço de mail para ser recebido num servidor diferente do servidor principal.

 

Servidores de email redundantes

Os servidores de email redundantes funcionam igualmente a nível de nameservers e usando os ips rápidos.

Ao activar esta opção, ficam configurados 3 servidores de email extra, com 1 gb de espaço, que no caso de o servidor principal de email ter problemas, irá receber os emails. Estes emails irão ser enviados novamente para o servidor principal assim que este volte a ficar disponível.

Os emails, neste caso, são guardados até 15 dias.

Este serviço fica em 20 euros por ano.

 

DNS FailOver

No caso de o servidor falhar efectivamente, é possível direccionar o domínio para outro servidor de forma automática.

Para isso, é necessário ter uma cópia da página noutro servidor e este serviço permite, de forma automática, que alguns minutos após o servidor estar indisponível que os utilizadores passem a ver o site que está no outro servidor. Assim que o servidor volte acima a página é apontada novamente para o servidor principal.

Este serviço fica em 5 euros por ano, mais o custo do 2º alojamento.

De notar que caso se pretenda uma página que seja uma cópia da actual isso implica que haja mecanismos de sincronização dos ficheiros e das bases de dados que terão que ser programados.

Existem serviços que quando existem em 2 servidores podem causar problemas. Por exemplo, se um domínio e as suas contas de email estiverem em 2 servidores, os mails enviados de outro domínio existente nesse servido verifica se a conta existe neste servidore se existir envia os mails para lá mesmo que não seja este o servidor onde o domínio está activo.

 

Reposição e cópia de contas

Em qualquer momento, é possível repor contas a partir de backups locais ou de backups no servidor.

A velocidade de passagem de ficheiros entre servidores anda, habitualmente, entre 1 e 2 mb/segundo, quando são computadores no mesmo continente e pode baixar para 300 a 500 kb/segundos entre a Europa e os Estados Unidos. A partir de um PC local, é habitual a velocidade de envio do PC para o servidor andar entre 100 a 200 kb/segundo.

As contas em CPanel com mais de 2 gb de ficheiros oferecem mais dificuldades para serem passadas entre servidores, pelo que se recomenda a separação das contas, se possível.

Quando um servidor fica em baixo, a reposição completa do mesmo, através da recuperação dos ficheiros, demora várias horas, podendo a recuperação dos ficheiros demorar 1 hora por gigabyte.

Se a reposição for feita a partir de discos locais, a velocidade  pode chegar a 10 gigabytes por hora, se forem ficheiros grandes.

Numa situação em que o servidor seja afectado, repor todas as contas é um processo que demora dias.

Servidores em cluster

Existem serviços para colocar servidores em cluster, nos quais dois servidores equivalentes, conjuntamente com algum software específico e alguma configuração, são colocados de forma a que, se houver uma falha com um servidor, o outro servidor assegura o funcionamento. Podem ainda trabalhar os dois em conjunto em resposta a picos de procura.

Este tipo de soluções fica por mais do dobro do preço.

 

Servidores em cloud com discos SAN

Começam a surgir soluções, nas quais vários servidores partilham um mesmo sistema de discos. No caso de falhar um dos servidores, outro dos servidores assume as funções deste.

Os discos em SAN permitem ter uma raid maior, onde podem existir dezenas de discos e vários controladores, permitindo que, no caso de falha de um disco ou de um controlador, a recuperação seja mais rápida e, habitualmente, nem se note.

A nossa oferta de alojamento em Windows já funciona neste sistema.

 

No entanto, mesmo nestas soluções, uma falha geral de conectividade do datacenter,  da eletricidade ou do arrefecimento pode colocar em causa o sistema, pelo que a solução mais robusta passa por ter serviços a funcionar em servidores separados em datacenters diferentes.

Para todas as contas de revenda, a 1000 Megabytes oferece um espaço noutro servidor e noutro datacenter, para os revendedores poderem colocar uma página que funcione, mesmo quando o datacenter onde têm os sites alojados estiver em baixo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.