Otimização motores busca

 

Otimização para os motores de busca

Análise do site, da concorrência actual e das palavras de pesquisa

50 euros

Esta análise vai olhar para o seu site para ver como o mesmo esta construido e quais as palavras para as quais o mesmo está apontado.

Vai olhar também para as páginas que poderão ser seus concorrentes e ver de que forma estão posicionados.

 

Análise das palavras mais procuradas, análise do nível de concorrência e detalhe dos motivos do posicionamento da concorrência

50 euros

Esta análise vai ver quais as palavras em que se deve posicionar combinando:

  • A quantidade de pesquisas que existe para cada combinação de palavras
  • A concorrência que existe para o posicionamento em cada uma dessas palavras
  • As palavras para as quais faz sentido posicionar-se

Aqui é produzido também um relatório mais detalhado sobre o que leva as páginas que estão melhor posicionadas a terem essa posição

 

Alteração do site para incluir e melhorar as páginas para as palavras seleccionadas

A partir de 100 euros para sites simples. Para sites em flash poderá ser necessário refazer o site.

Para sites mais complexos poderá assumir um valor de 15 euros por ecrã e 3 euros por imagem.

Os motores de busca gostam de conteúdo e no caso de ter pouco conteúdo na página poderá ser necessário acrescentar conteúdo ficando em 25 euros por página onde seja preciso acrescentar conteúdo que se pretende otimizar.

 

Criação de artigos e dinamização de fóruns sobre o tema

25 euros por artigo dependendo do assunto

 

Manutenção em redes sociais e obtenção de links

25 euros por hora

 

Motor de busca

Quando quer encontrar uma nova página é habitual colocar uma palavra ou frase num motor de busca.

A questão é, como fazer que a minha página apareça nos primeiros resultados desse motor de busca ?

Como funciona um motor de busca

O motor de busca usa milhares de servidores para pesquisar um grande número de servidores existentes na Internet, tentando indexar muita da informação relevante existente.

O motor de busca guarda a referência às palavras chave dentro da página e tem um conjunto alargado de algoritmos para prever quais as páginas mais relevantes para quando alguém faz uma pesquisa fornecer o resultado rapidamente.

A Google tem cerca de 70% do mercado, o Yahoo, 15%, o Bing, 10% e o Ask, 2%. Em Portugal, existem motores como o Sapo, com mais enfoque em conteúdos em Português.

Otimização motores busca

A otimização da sua página para motores de busca permite que esta apareça, mais facilmente, em lugares de destaque. Parte deste processo pode ser feito pelo dono da página ou por quem a criou.

Existem 5 níveis de otimização devendo ser efectuados nesta ordem. Se tem um tempo e orçamento limitado concentre-se nos primeiros pontos.

1) Conteúdo

O conteúdo da sua página deve ser relevante para o que está a ser pesquisado e deverá ser único.

A estrutura da página e dos URL’s deve ser consistente.

A página deverá ter mapas para o seu conteúdo e ser amigável dos “bots” dos motores de busca. Deverá também não ter ligações quebradas e ter as páginas de erro configuradas.

A quantidade de conteúdo específico e a atualização do conteúdo também ajuda a posicionar uma página melhor. Nalguns casos poderá ser necessário desenvolver mais conteúdo para conseguir assegurar um bom posicionamento.

“Bot” – Agente automático do motor de busca que acede às páginas do site e extrai o seu conteúdo para fins de indexação.

2) Escolha de palavras chave

Tendo um determinado conteúdo que tipo de visitantes pretende atrair ? Quais as palavras chave que usam para procurar informação relacionada com a que está na sua página ?.

Neste momento, que sites aparecem quando se faz uma pesquisa por esses termos ? Existem muitos sites candidatos a aparecerem quando se faz uma pesquisa por esses termos ?

O que é que esses sites tem ? Qual o nível de esforço necessário para poder ser considerado mais relevante nessa pesquisa ?.

3) Otimização de página

Depois de ter escolhido as palavras relevantes deve então otimizar-se a página para que fique bem posicionada em pesquisas por esses termos.

O título da página, os meta tags e o URL deve estar de acordo com as palavras escolhidas.

O próprio texto da página, cabeçalhos e mesmo links internos ou imagens deverão ter a palavra ou termos escolhidos presentes.

4) Construção de ligações

Esta parte já não depende do seu conteúdo diretamente mas da sua reputação. Esta é aferida pela quantidade e qualidade das ligações à sua página.

As ligações para a sua página deverão vir por ordem de importância e de dificuldade em as conseguir de:

  1. Sites de referencia na área
  2. Páginas de especialistas na área ou média social avançados.
  3. Parceiros, média social e comunicados
  4. Diretorios de nicho, artigos em sites da área
  5. Blogs, foruns, perfis
  6. Diretorios gerais, classificados

5) Social

Criar conteúdo “viciante”.

Divulgação em redes sociais como facebook, linkedin, twitter ou google+.

Se conseguir criar uma comunidade em torno de um conceito ou de um tema terá uma visibilidade acrescida grande.

Marketing viral.

 

A otimização para motores de busca é um processo longo e que pode demorar meses até dar os melhores resultados.

 

Análise da otimização

Os seus competidores deverão procurar o mesmo tipo de tráfego pelo que deverá verificar de que forma o fazem e que palavras é que usam.

Assim pode ter uma ideia da dificuldade de ficar bem posicionado em diversas palavras relevantes.

 

 

 

Monitorização, acompanhamento e teste

Por melhor que tenha sido a otimização feita só analisando os resultados que se conseguem ao longo do tempo é que se consegue verificar se a mesma está a dar resultados.

 

[box] Por exemplo, o nosso site www.explicacoes.com, sendo uma página já existente desde 2000 e tendo milhares de explicadores registados e várias pessoas a apontarem para a página, consegue surgir em 1º lugar nas pesquisas do Google referentes a explicações.[/box]
[box] O site www.100mp.com foi ajustado e chegou a surgir em 1º lugar quando o tópico de pesquisa era”alojamento web barato”. Mas, para os termos “alojamento web”, já só irá surgir em páginas mais abaixo. Dado o site já não ser mantido ativamente o seu posicionamento baixou. No entanto, Alojamento web barato, não atrai o tipo de comprador que dá mais importância aos nossos serviços [/box]

 

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