Tratamento de dados

Tratamento de dados

Os dados são recolhidos, habitualmente, em sistemas destinados a fins específicos.

 

Quando se pretende analisar esses dados de outros pontos de vista ou junto com outra informação, é, habitualmente, necessário tratar esses dados.

 

No caso de grandes empresas, isto tem que ver com o uso de DataWarehouses e criação de programações à medida para o efeito ou de pacotes estatísticos mais caros.

 

Para pequenas empresas, existem alguns programas que permitem também olhar para os dados de outra forma, depois de trabalhados. O programa mais usado pelas empresas para tratar dados costuma ser o Excel.

Quando se tem mais de 200 000 linhas em Access ou Excel, a lentidão dos programas é de tal ordem, que, por vezes, o computador pode falhar ou ficar bloqueado.

Mesmo com menos linha, se a complexidade dos cruzamentos de informação que se pretende fazer for elevada e o modelo de dados não for o mais correcto, pode chegar-se aos limites que se conseguem fazer.

 

O pentaho é uma ferramenta gratuita que permite fazer o tratamento de milhões de registos e de gigabytes de informação, mesmo em PCs normais.

O processamento criado é mais fácil de manter do que um programa em Access, dado que a forma como o tratamento dos dados é feita é desenhada e consegue ver-se mesmo os dados a passarem entre as várias fases do processamento.

 

O R é uma alternativa ao SPSS mas precisa também, além dos conhecimento da ferramenta, de conhecimento sobre estatística.

Trabalhos realizados em Pentaho

[box] Teleperformance – Tratamento de 13 milhões de registos de chamadas efectuadas em diversas campanhas, para avaliar a distribuição horária, o desempenho dos operadores e o nível de resultados por região, em diversas campanhas.[/box]

Trabalhos realizados em R

[box] EDP – Análise estatística de mais de 500 questionários, para aferir o grau de satisfação dos clientes com o novo site e os factores explicativos (2010) [/box]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.