CPanel, DirectAdmin ou Runcloud ?

Painel de controlo

O painel de controlo é o que permite gerir o alojamento, VPS ou servidor.

Alguns paineis de controlo permitem controlar só algumas contas de utilizador e outros permitem controlar todo o servidor.

Sem painel de controlo toda a configuração teria que ser feita de linha de comandos.

CPanel

O CPanel será o painel de controlo mais conhecido tendo uma parte de controlo do utilizador e uma parte de controlo da administração do servidor.

Para quem faz a parte de administração tem um interface chamado WHM onde consegue fazer a maior parte das operações sobre o servidor.

O CPanel teve recentemente aumentos brutais de preço tendo nalguns casos quintuplicado o seu custo. Em 2021 fica a cerca de 2 a 3 euros por ano por domínio o que para centenas de domínios acaba por ser um valor elevado. Paga-se mesmo por domínios expirados ou por contas criadas vazias.

O CPanel tem cerca de 20 anos e algumas coisas acaba por ter demasiado características pouco utilizadas ou pesar na sua arquitectura.

Tem fortes automatismos criados com ferramentas como o whmcs que permite criar, cancelar e suspender automaticamente contas.

Direct Admin

O Direct Admin é o concorrente mais perto do CPanel. Têm menos funcionalidades a nível de gestão do servidor obrigando a fazer algumas alterações por linha de comando.

No entanto a criação de domínios, contas de email e outras funções mas comuns podem ser feitas no DirectAdmin.

O seu custo está habitualmente em 5 euros por mês por servidor independentemente do número de domínios mas nalguns casos os fornecedores chegam a disponibilizar uma licença para quem contrate planos de alojamento maiores.


RunCloud

O RunCloud faz parte de novos paineis de controlo. A gestão do servidor faz-se a partir dos servidores da RunCloud havendo menos gasto de memória.

O servidor está pensado de raiz para ser rápido e robusto pelo que a instalação inicial coloca logo protocolos mais recentes como nginx ou open lite speed disponíveis e faz logo a configuração de várias questões de segurança e habilitação de protocolos http/2 e compressão brotli e de firewall como o fail2ban.

É habitual um site ficar mais rápido só por mudar para um servidor com painel de controlo Runcloud.

O Runcloud não tem gestão de emails que costuma ser a maior parte dos pedidos de suporte de um servidor CPanel.

O Runcloud não permite o acesso a só uma conta ou conjunto de contas específicas pelo que se não tiver uma VPS terá que fazer este tipo de alterações através do apoio.

O custo directo de uma licença é de 8 euros por mês mas na 1000megabytes pode ser disponibilizada.

EXEMPLO

O impacto da mudança de servidor e na otimização pode levar a reduzir o tempo de carregamento da página para metade e potenciar as vendas.