Site em HTML ou em WordPress ?

A forma como se cria um site afecta a sua velocidade, o que pode ser feito e a manutenção exigida do mesmo. Também pode condicionar a sua evolução futura e funcionalidades possíveis.

HTML

O HTML existe desde 1994 e os seus comandos permitem transformar um documento de texto numa página web sendo a forma nativa que é percebida por browsers e diversos equipamentos.


Muitas linguagens de programação e plataformas diversas produzem HTML só que esta informação é processada ou obriga a carregar vários módulos e bibliotecas antes de ser mostrada.


Em 2022 quando se fala de páginas em HTML são habitualmente páginas que recorrem a bibliotecas de bootstrap ou outras onde com a inclusão de alguns ficheiros se consegue ter uma página com bom aspecto.

A imagem ao lado mostra um editor actual a editar uma página HTML tendo um modo visual e mostrando o código por baixo.

Em WordPress raramente se olha para o código e trabalha-se mais em modo visual.


Neste tipo de editores consegue-se mais rapidamente criar uma página agradável ou ajustar pormenores na página.

Diferenças
Velocidade

Um site em HTML é habitualmente mais rápido que um site em WordPress.

Alguns temas e módulos em WordPress podem ser muito pesados e tornar o site mais lento. Servidores mais antigos podem também ter dificuldade em mostrar sites mais pesados.

É normal um site em HTML demorar menos de 1 segundo a carregar mas com algumas otimizações consegue-se que um site em WordPress não demore muito mais.

Funcionalidade

Em WordPress é mais fácil acrescentar muitas funcionalidades e ter ferramentas já testadas para fazer alguns passos.


Em HTML obriga muitas vezes a entrar em programaçâo à medida para ter algumas das funcionalidades existentes.


No entanto se se pretender uma programação muito específica poderá ser melhor partir de um site em HTML do que implementá-la em cima de um site feito em WordPress.


WordPress

O WordPress surgiu em 2003 e permite criar páginas rapidamente com bom aspecto tendo milhares de plugins.

O WordPress é um gestor de conteúdo (CMS em inglês).

Cerca de 40% dos sites são criados em WordPress e cerca de 2/3 dos sites criados com um CMS usam o WordPress.

A base do WordPress é gratuita mas tem módulos adicionais e temas pagos.

O

Manutenção

Um site em HTML não precisa de atualizações e é normal estar anos sem ser hackeado e sem ter que fazer qualquer intervenção.

Um site em WordPress terá atualizações de algum módulo todos os meses e se estiver muito tempo sem atualizações é mais vulnerável a ser atacado.


Se houver conteúdo para ser alterado a mesma alteração no HTML costuma levar o dobro do tempo do que para ser feita em WordPress.


Raramente pode haver modificações nos temas do WordPress ou nos construtores podem obrigar a ter que refazer todo o site.


Custo

Na criação inicial um site em HTML costuma ficar mais caro bem como na manutenção do conteúdo demorando mais tempo a ser feito.


Os recursos a nível de servidor e a necessidade de intervenções periódicas costumam ser mais reduzidas em HTML.


Se o site for usado como base para uma aplicação ou tiver uma funcionalidade muito específica ter o HTML pode ajudar o processo.