Na migração de contas de email depende sempre do sistema que se está a usar.
Em sistemas que permitam uma ligação standard aos mails é possível configurar a migração e esta dar-se sem outra intervenção. Nos servidores de mail que temos é possível exportar e migrar os mails de um lado para outro sem grandes dificuldades.
1 gb de mails pode demorar cerca de 5 minutos a ser migrado entre servidores.
Quando se migram contas de CPanel ou DirectAdmin é normal migrar toda a informação associada de emails.
A migração de contas de gmail ou outras plataformas já apresenta mais dificuldades. No gmail é preciso:
Nalguns sistemas os mails são guardados em ficheiros individuais e é possível migrar os ficheiros para um novo sistema que seja compatível com o anterior mas deverá ter-se plataformas equivalentes.
Quando os sistemas são muito diferentes o uso de ferramentas externas permite descarregar os mails e voltar a carregar os mesmos para a nova plataforma.
NOTA: Nos nossos sistemas habitualmente é permitido ter sincronização entre contas a ser feita com uma certa periodicidade garantindo que não se perca nenhum mail que tenha entretanto chegado. É normal com esta opção manter os 2 sistemas a funcionar durante 2 ou 3 dias até a propagação estar completa e todos os mails passarem a ser entregues no novo servidor.
A versão base do mailstore permite arquivar os mails de uma ou mais contas
É possível arquivar todos os emails existentes num cliente de mail para onde se tenham puxado os mails ou ligar directamente a uma conta imap e arquivar os mails.
Depois de ter arquivado todos os emails pode-se então exportar os mails para uma conta existente em IMAP fazendo a ligação ao novo servidor.
Outra abordagem possível se não existirem grande importância de mails mais antigos consiste em arquivar os mails antigos e começar a usar o novo servidor e nova conta só para os mails mais recentes.