O público alvo do seu site ou da sua marca deve ser identificado e o site deve ir ao encontro das expectativas desse grupo.
Pode vender o mesmo tipo de produto ou serviço mas pode querer só a gama alta do mercado ou querer ser conhecido apenas numa determinada zona.
O site pode servir só de suporte à atividade ou ser a própria atividade. O site pode ser apenas um cartão de visita ou ser o que o distingue da concorrência.
O site vai permitir reservas directas? vendas directas? vai integrar a facturação com o site? terá newsletter ou informação sobre o cliente associada ?
Pode anunciar o seu tipo de serviço ou produto? Cumpre com as leis relativas à divulgação da informação?
Tem a informação que pretende colocar no site? Precisa de contratar algum fotografo? Precisa de traduzir textos? A logística está preparada para lidar com clientes internacionais?
Já tem um nome pelo qual seja conhecido ou pelo qual as pessoas procurem ? O nome é fácil de transmitir, de fixar e de ser diferenciado ?
Conhece outras sites que goste? Tem algum modelo que esteja próximo da imagem pretendida ? A que é que os seus utilizadores estão habituados?
As cores usadas têm o significado certo? São agradáveis e jogam entre si? Tem alguma palete de cores definida ou que logotipo tem?
As fotografias podem ser a base de todo o site e a sua qualidade e cores influenciam tudo. Ajudam a transmitir confiança.
Apesar de colocarem algum peso para alguns sites os vídeos são o que permite vender o serviço de forma mais apelativa
O uso de bancos de imagens pode ajudar a tornar o site mais apelativo.
Tem fontes que identifiquem a sua marca? As fontes que vai usar são legíveis? Têm contraste? São apelativas?
O servidor onde está provoca atrasos no desenvolvimento? Tem vários ambientes ?
Em que palavras quer ser encontrado? Qual o nível de concorrência? Tem conteúdo relevante e atualizado sobre esses temas?
O seu texto é legível ? Usa as palavras esperadas? Ajudam a converter ou entender o serviço?
Em que línguas precisa do site? Qual a qualidade pretendida das traduções? O texto traduzido tem o significado pretendido?
Pretende ter loja de produtos ou serviços ? Marcações? Pagamentos online ?
Quem é que vai tratar da parte de design, conteúdo, fotografias e programação ?
Que formação vai ser precisa e quem vai precisar dessa formação ? Se essas pessoas sairem como será dada nova formação?
Quem vai colocar artigos e atualizar preços? Como é assegurada a expedição, controlo de pagamento e facturas?
Para analisar, especificar, acompanhar e rever o desenvolvimento de um site é preciso tempo. Qual é a altura com menos atividade onde haverá mais disponibilidade ?
Quem será o responsável da sua organização em falar e acompanhar o desenvolvimento do site ?
Quantas revisões pede do trabalho que é efectuado? Quantas alterações pontuais ou revisões de fundo pretende?
Pretende ter ligação a chat, ao whatsapp ou via telefone? Quem irá atender e responder?
Irá manter uma newsletter periódica? Quem é que fará a mesma?
Como vai usar as redes sociais para ter mais pessoas no site? Como faz a divulgação ?
Imagens, textos produzidos ou informações de artigos podem-se manter e representar muito trabalho já existente.
Por vezes para páginas mais recentes colocar a página a carregar em menos de 3 segundos em vez de mais de 10 permite prolongar a vida da página.
Manter o nome de certas páginas ou redireccioná-las e manter um ou outro elemento ajuda a dar continuidade
Sendo possível deverá ter-se sempre as plataformas a nível dos vários softwares atualizados para as versões mais recentes.
Para poder voltar ao estado anterior. Nalguns casos plataformas antigas têm problemas de segurança.
É habitual haver vários produtos e serviços que deixaram de existir ou que têm um agrupamento diferente.
O WordPress é uma plataforma que permite fazer novos sites rapidamente.
Os sites em HTML são rápidos e fáceis de manter.
O desenvolvimento do site pode ser mais lento.
Os sites mais potentes podem ser programados. Permitem diferenciar-se da concorrência.