titulo(); descricao(); chave(); ?>
Se tem requisitos que não se conseguem resolver com ferramentas existentes ou que obrigam a fazer tantas modificações que mais vale fazer de raiz fale connosco.
Ao ter uma página programada tem algumas vantagens.
Com programação à medida pode ter funcionalidades que a maior parte das páginas não tem ajustando-se à forma dos seus clientes procurarem a informação.
Nalguns programas mesmo que queira uma página simples terá que configurar muitas opções e sempre que faz uma modificação terá que adaptar muitas das funcionalidades existentes. Com uma página pensada de raíz o impacto das alterações será mais reduzido. Ao não ter que carregar vários módulos a página poderá ficar mais leve.
Em sites em Wordpress é habitual ter que fazer atualizações quase todas as semanas. Numa página criada à medida só quando existem mudanças grandes de servidor poderá ser necessário modificar o que tem feito.
Quando usa programas já feitos com muitos milhares ou milhões de instalações é habitual haver falhas de segurança que são exploradas sempre que o programa não é atualizado. Ao ter uma plataforma única haverá menos tentativas de explorar as falhas de segurança que num programa mais divulgado.
Quando a estrutura de dados que pretende implementar é complexa com frequência será complicado que toda a estrutura se encaixe e esteja prevista em programas existentes. A adaptação ou modificação de programas existentes pode ser mais demorada do que criar de raíz.
Pode integrar novas funcionalidades sabendo exactamente onde tem que mexer e as implicações das alterações a efectuar sem pensar no impacto que terá uma nova atualização do software de base na forma como irá funcionar a funcionalidade no futuro.
Um trabalho de programação não pode ser apenas pedido tendo que ser especificado.
O detalhe do que será para fazer nos vários passos é importante para se estudar a melhor forma de fazer o trabalho. No levantamento de requisitos pode-se fazer o diagrama de casos, fluxo de atividades e outros elementos que ajudem a perceber os passos a serem feitos e quem estará envolvido.
Esta fase consiste em pensar que algoritmos serão usados ou de que forma os requisitos identificados serão implementados e interligados. A interligação com outros sistemas deverá também ser pensada nesta fase.
Nesta fase será implementado o que foi pensado antes. A codificação poderá ter partes ligadas à manipulação de dados, interfaces, código geral, codificação do design ou outras funcionalidades.
A fase de teste será onde se verificará se a aplicação está a funcionar correctamente e se os requisitos identificados estão a ser respondidos. Situações extremas e casos especiais devem ser vistos na fase de testes.
Além de se garantir que o programa funciona é preciso ainda que o programa execute com velocidade adequada podendo ser necessário ajustar parâmetros na base de dados, otimizar partes do código ou melhorar o servidor a fim de ter um melhor desempenho.
No final do processo deve ser revisto como funcionou o mesmo e prepara a forma como será assegurada a manutenção do sistema desenvolvido.