Presença na internet vs telefone
É mais fácil de recordar o nome de uma página na internet do que um número de telefonewww.1000megabytes.pt é mais fácil que 210995417 | |
|
É mais fácil encontrar a página na internet do que o telefone(Para já não falar que o telefone pode mudar mais failmente) |
É mais fácil inspirar confiança porque a pessoa pode saber mais informação sobre nós ou sobre a empresa. | |
Na internet as pessoas podem procurar respostas para mais perguntas e dúvidas que tenham, durante mais tempo sem sentirem que estão a ser incómodas. | |
Na internet as pessoas podem consultar a informação a qualquer hora, em qualquer dia e em qualquer local. |
Estado atual da presença de empresas portuguesas
Apenas 50% das empresas portuguesas têm presença na internet quando consideramos as microempresas, apenas 17% destas têm presença na Internet (dados de 2010).
Portugal está nos últimos lugares da Europa.
Uma presença na Internet é a forma mais rápida e permanente de divulgar os seus serviços e disponibilizar informações sobre o seu negócio ou organização, facilitando o contacto.
A presença na internet deve ter :
- Contacto, Designação, Morada e Telefone
- Actividade
Com presença na internet num domínio próprio, evita publicidade gratuita a outros serviços (sapo, gmail e afins) e garante endereços de email personalizados.
No caso de operadores de comunicações evita ficar preso ao operador.
Vantagens de ter presença na internet
- Informação disponível 24 horas por dia
- Informação disponível para todo o mundo
- Pode colocar informação alargada sobre os seus serviços e produtos
- Possibilidade de colocar mapas de localização e outros dados
- Custo muito reduzido em relação a métodos alternativos
- Outras pessoas podem indicar a sua página a potenciais interessados
[box] www.lamasdecavalo.com
Com esta página, o seu proprietário passou a ter presença na internet divulgando informação sobre os azeites produzidos e sobre a empresa de uma forma permanente.[/box]
Aumentar a visibilidade da página
Pode conseguir isso:
– Escrevendo conteúdo educativo
– Colocando a página em diretorias
– Escrevendo em blogs de outras pessoas ou sites relacionados com a sua atividade
– Obtendo ligações para a sua página a partir de outras.
Pode ainda melhorar a possibilidade de ser encontrado nos motores de busca otimizando para motores de busca.
Depois de encontrarem a sua página, o desafio seguinte é :
Manterem-se na página
Até cerca de 60% dos visitantes que encontram uma página olham sumariamente para ela e saem sem regressar.
Neste caso as vantagens de ter uma presença na internet são diminutas.
A primeira impressão determina assim:
– O site é credível e inspira confiança ?
– São profissionais ?
– É uma empresa estável ?
– Estou no sítio certo ?
– Sou bem vindo ?
Um bom design e uso de cores é importante nesta avaliação inicial.
Outros aspectos a ter em conta será a consistência a nível de navegação e de imagem.
A qualidade das imagens é muito importante.
Mas todos os utilizadores valorizam encontrar a informação que precisam rapidamente.
Por fim, quem tem um bom conteúdo pode até vender o acesso ao conteúdo.
Mesmo que só faça um novo contato por mês na internet já obterá proveito da sua presença na internet.
Graus de presença na web
Pode também escolher o grau em que pode estar presente na web:
– Informação – Só mostrar alguma informação sobre si ou a sua organização
– Interacção num sentido – Permite que os seus visitantes possam descarregar formulários ou outra informação
– Interacção nos 2 sentidos – Permite que eles respondam aos formulários no próprio site
– Transação – Permite que toda a operação seja efectuada online
– Personalisação – Ajusta a experiência de cada visitante de forma personalisada