Presença na internet

Presença na internet vs telefone

Presença na internet - Recordar É mais fácil de recordar o nome de uma página na internet do que um número de telefonewww.1000megabytes.pt é mais fácil que 210995417

Presença na internet - Encontrar

É mais fácil encontrar a página na internet do que o telefone(Para já não falar que o telefone pode mudar mais failmente)
Presença na internet - Confiança É mais fácil inspirar confiança porque a pessoa pode saber mais informação sobre nós ou sobre a empresa.
Presença na internet - Permanência Na internet as pessoas podem procurar respostas para mais perguntas e dúvidas que tenham, durante mais tempo sem sentirem que estão a ser incómodas.
Presença na internet - Sempre Na internet as pessoas podem consultar a informação a qualquer hora, em qualquer dia e em qualquer local.

 

Estado atual da presença de empresas portuguesas

Apenas 50% das empresas portuguesas têm presença na internet quando consideramos as microempresas, apenas 17% destas têm presença na Internet (dados de 2010).

Portugal está nos últimos lugares da Europa.

Uma presença na Internet é a forma mais rápida e permanente de divulgar os seus serviços e disponibilizar informações sobre o seu negócio ou organização, facilitando o contacto.

 

A presença na internet deve ter :

  • Contacto, Designação, Morada e Telefone
  • Actividade

Com presença na internet num domínio próprio, evita publicidade gratuita a outros serviços (sapo, gmail e afins) e garante endereços de email personalizados.

No caso de operadores de comunicações evita ficar preso ao operador.

Vantagens de ter presença na internet

  • Informação disponível 24 horas por dia
  • Informação disponível para todo o mundo
  • Pode colocar informação alargada sobre os seus serviços e produtos
  • Possibilidade de colocar mapas de localização e outros dados
  • Custo muito reduzido em relação a métodos alternativos
  • Outras pessoas podem indicar a sua página a potenciais interessados

[box] www.lamasdecavalo.com

Com esta página, o seu proprietário passou a ter presença na internet divulgando informação sobre os azeites produzidos e sobre a empresa de uma forma permanente.[/box]

 

Aumentar a visibilidade da página

Pode conseguir isso:

– Escrevendo conteúdo educativo

– Colocando a página em diretorias

– Escrevendo em blogs de outras pessoas ou sites relacionados com a sua atividade

– Obtendo ligações para a sua página a partir de outras.

 

Pode ainda melhorar a possibilidade de ser encontrado nos motores de busca otimizando para motores de busca.

 

Depois de encontrarem a sua página, o desafio seguinte é :

Manterem-se na página

Até cerca de 60% dos visitantes que encontram uma página olham sumariamente para ela e saem sem regressar.

Neste caso as vantagens de ter uma presença na internet são diminutas.

A primeira impressão determina assim:

– O site é credível e inspira confiança ?

– São profissionais ?

– É uma empresa estável ?

– Estou no sítio certo ?

– Sou bem vindo ?

 

Um bom design e uso de cores é importante nesta avaliação inicial.

Outros aspectos a ter em conta será a consistência a nível de navegação e de imagem.

A qualidade das imagens é muito importante.

 

Mas todos os utilizadores valorizam encontrar a informação que precisam rapidamente.

Por fim, quem tem um bom conteúdo pode até vender o acesso ao conteúdo.

 

Mesmo que só faça um novo contato por mês na internet já obterá proveito da sua presença na internet.

Graus de presença na web

Pode também escolher o grau em que pode estar presente na web:

– Informação – Só mostrar alguma informação sobre si ou a sua organização

– Interacção num sentido – Permite que os seus visitantes possam descarregar formulários ou outra informação

– Interacção nos 2 sentidos – Permite que eles respondam aos formulários no próprio site

– Transação – Permite que toda a operação seja efectuada online

– Personalisação – Ajusta a experiência de cada visitante de forma personalisada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.