WordPress

WordPress

A página da 1000 megabytes está feita em WordPress e ao adoptar esta plataforma conseguiu-se construir uma página mais apelativa.

Usando templates pré-feitos é possível oferecer um serviço de criação de páginas mais em conta. Em todos os planos de alojamento partilhados Linux da 1000 megabytes é possível instalar o WordPress preenchendo 4 ou 5 caixas e fazendo 2 ou 3 clics.

 

Aqui vão ser colocadas algumas dicas sobre a utilização do WordPress.

No WordPress existem artigos e páginas. Os artigos são os componentes habituais dos blogs onde é suposto que o seu autor vá acrescentado nova informação que fica disponível de forma cronológica.

Páginas

As páginas correspondem ao conteúdo que se mantêm no mesmo local ao longo do tempo e deste modo o wordpress transforma-se numa ferramenta de gestão de conteúdos.

 

As páginas quando são criadas podem ter a indicação de qual é a página principal debaixo da qual se encontram. Assim as páginas principais estarão dependentes da raíz enquanto as páginas secundárias estarão dependentes de outras páginas.

Para que as páginas criadas fiquem nos menus é necessário em Apresentação – Menus acrescentar a página ao menu. Nesta zona pode-se seleccionar e arrastar a página até que esta fique no local pretendido.

Para fazer que no texto da página exista uma ligação para outra página deve-se :

  1. Seleccionar a palavra ou a imagem onde se pretende ter a ligação.
  2. Escolher o símbolo
  3. Escolher a página para onde se quer ter a ligação, conforme a imagem ao lado

No caso de se ter muitas páginas pode-se procurar as páginas pelo seu nome.

Este é um exemplo do uso de tabelas dentro do WordPress que permite facilmente
colocar conteúdo e imagens lado a lado.

 

 

 

Para colocar links para referências no próprio texto é necessário criar âncoras no texto e na ligação à própria página acrescentar um # seguido do nome da âncora.

Para criar uma âncora em HTML pode colocar <a name=”nome da âncora”></a> ou se usar e tiver configurado o tiny MCE poderá usar o símbolo da âncora.

 

Plugins

Os plugins são módulos que se acrescentam à instalação básica do WordPress por forma a criar mais funcionalidades dentro do WordPress. Alguns destes módulos estão muito desenvolvidos e acrescentam um sem número de funcionalidades tanto para gestão das páginas como para aquilo que o visitante das páginas pode fazer.

Existem plugins que já foram descarregados mais de 1 milhão de vezes e existem também muito plugins pagos cujo nível de funcionamento costuma ser bastante elevado.

O formulário existente no lado direito desta página foi criado com um plugin de criação de formulários. A meta informação sobre as páginas que é usada pelos motores de pesquisa também foi melhorada através do recurso a outro plugin.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *