Consultadoria de Gestão
Os sistemas informáticos são uma ferramenta que deve ser usada de acordo com o negócio e com a organização.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Análise de Processos | Análise Funcional | Redução de Custos | Inovação |
O seu negócio depende e tira vantagem competitiva da internet :
- Se a maior parte dos contactos com os seus clientes se faz pela Internet.
- Se os seus clientes se informam sobre si e os seus serviços na Internet.
- Se os seus clientes vão procurar concorrentes seus na Internet.
Na Alemanha e noutros países, em certos sectores, mais de 50% das vendas são feitas através da internet, pelo que mais do que estar presente na web o que se procura é obter vantagem competitiva da internet e da forma como se usa a mesma.
Quando estamos a falar em vantagens competitivas o problema deixa de ser um problema só técnico para passar a ser um problema de gestão.
Existem muitas lojas online onde a atualização dos stocks reais é depois feita manualmente. Por exemplo, revendedores e hardware de grandes distribuidores têm que ser capazes de atualizar os preços quase diariamente ou correm o risco de ter perdas.
Quando se pretende tirar vantagem competitiva da internet habitualmente obriga a criar novos programas de raíz ou a modificar programas existentes. Os procedimentos de trabalho devem ser revistos e repensados em função do novo uso da internet.
A internet assume-se assim mais como uma ferramenta a ser usada do que o objetivo em si.
A internet tem 3 efeitos base:
- Reduz drasticamente o custo de encontrar e transferir informação.
- Facilita ligar compradores e vendedores.
- Transforma a relação vendedor-comprador e tem um impacto grande na cadeia de fornecimento e na cadeia de valor.
Por este motivo, obter uma vantagem competitiva da internet tem a ver com criar uma oferta única ou à medida de um cliente dado que ofertas genéricas serão facilmente copiáveis e muito facilmente se cairá numa guerra de preços.
As componentes de serviços e personalização assumem assim um peso mais importante.
[box] Paulo Santos – Doutorando no ISEG – MBA na U. Católica – Engº Mecânico no IST
Grupo de redução de custos na AutoEuropa
Integração de sistemas na TMN
Analista de negócios na Siemens e Optimização de processos na Teleperformance
Tese sobre sistemas de gestão de oportunidades
Experiência profissional em diversas indústrias e funções
[/box]